30 de março de 2011

Apresentação

O Núcleo de Estudos do Pensamento Antigo e Medieval (NEPAM) é um programa da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri, que pretende divulgar e fomentar a pesquisa sobre cultura clássica antiga e medieval, sanando uma lacuna deixada pelo ensino regular e auxiliando a formação continuada de professores de ciências humanas. Aliando ensino, pesquisa e extensão, o NEPAM oferece cursos, grupos de estudo, cafés filosóficos, publicações, orientações a pesquisas e acesso a bibliotecas especializadas, física e virtual. Em áreas tão diversas como pedagogia, política, direito, teologia, psicologia e artes, podemos encontrar a herança espiritual antiga e medieval. Para o cultivo do pensamento é preciso ter acesso a este legado, conhecê-lo e reconhecê-lo, refletir sobre ele e discutir as muitas maneiras de interpretá-lo.

A região cearense do Cariri está se firmando como pólo educacional, abrigando muitas faculdades e universidades, seminários e grandes colégios. Nada mais condizente com esta vocação do que o incentivo e fomento ao aprofundamento da formação humanística proporcionada pelo estudo do pensamento antigo e medieval.

Com as sucessivas reformas do sistema escolar no Brasil, no século passado, a formação científica foi priorizada em detrimento da formação humanística, centrada em disciplinas de cultura clássica, como Latim, Grego, Literatura, Artes e Filosofia. As discussões à época se baseavam em uma tensão entre a defesa da democratização e modernização do ensino e a formação espiritualmente aristocrática, considerada elitista e reacionária. A parcialidade desta dicotomia, no entanto, nos parece clara: não há democracia sem autonomia de pensamento. Só há autonomia se houver conhecimento e reflexão sobre as próprias origens históricas, culturais e espirituais. Uma ciência desenraizada não é democrática, mas escravizada pelo tecnicismo e utilitarismo do mercado capitalista. O estudo da tradição antiga e medieval não deve ser pensado como o culto estéril a um passado aprisionador. Ao contrário, o cultivo da nossa herança é fundamental para revitalização das nossas possibilidades espirituais, culturais, políticas e sociais. Nas palavras de Heidegger, em 'O que é isto, a filosofia?' : 'A tradição não nos entrega à prisão do passado e irrevogável. Transmitir, 'delivrer', é um libertar para a liberdade do diálogo com o que foi e continua sendo.'. O NEPAM pretende ser um espaço interdisciplinar de superação das dicotomias entre tradição e democracia, entre humanismo e ciência, entre eruditismo e liberdade de pensamento. Enfrentamos, então, o desafio de, a um tempo, olhar para o que há de próprio, e distante de nós, nas línguas, culturas, tempos, pensamentos, isto é, nos mundos antigo e medieval, e a ver, nesta mesma distância, nossa origem, deixando os textos clássicos falarem ao nosso mundo (cultura, língua e tempo), a partir da comunhão proporcionada pela história do pensamento. Para isto, é mister, por um lado, proporcionar o acesso ao grego e ao latim, aos textos clássicos, à filologia e à historiografia, e, por outro, exercitar o rigor na análise dos textos, a clareza conceitual e a atenção ao encadeamento argumentativo das teses propostas. A brotação de um pensamento autônomo, que possa participar efetivamente da construção de uma vida social justa e democrática, depende deste culltivo.









Um comentário:

  1. Qualquer um pode participar ou é preciso estar matriculado em filosofia?

    ResponderExcluir