9 de junho de 2011

Mini-Curso sobre Mitologia Grega

Sarah Raquel dos Santos Alves, bolsista do NEPAM, está realizando um mini-curso na Associação dos Moradores da Vila Pelo Sinal e Adjacências, para jovens. Confiram!

Projeto de Mini-curso

I – Título: Mitologia Grega
II – Período: 22/05 à 24/07 (aos domingos)
III – Local: Associação dos Moradores da Vila Pelo Sinal e Adjacências
Vila Pelo Sinal Nº140 Bairro: Três Marias
IV – Vagas oferecidas: 20
V- Público alvo: Alunos do ensino médio
VI – Objetivos:
Objetivo geral: Apresentar o pensamento da Grécia clássica a partir dos poemas Teogonia de Hesíodo e Ilíada de Homero.

Objetivo especifico:
a.Despertar o interesse para as perguntas: De onde vem o mundo? E, qual é a causa da realidade?
b.Discorrer acerca da questão mito versus lógos: para pensar “filosoficamente” é preciso romper com o mito?
c.Apresentar uma visão da mitologia grega que não a tome como sendo um conjunto de mentiras ou ficção, sendo apenas histórias para entretimento, mas como algo que pode influenciar e/ou formar modos de pensar.
VII – Justificativa:
É comum ouvirmos dizer que a mitologia é um conjunto de mentiras, apenas histórias fantasiosas que não têm valor quando o que se busca é a sabedoria; mas não se deve negar que a mitologia exerceu um papel importante na formação de povos antigos, tais como: gregos, romanos, hindus e egípcios.
Para este mini-curso escolhi trabalhar em cima da Mitologia Grega, que observei despertar grande fascínio entre os alunos de nível médio assistidos pela Associação dos Moradores da Vila Pelo e Adjacências, tendo como base os poemas Teogonia e Ilíada, que demonstram a importância dos ideais: kalón (o belo), agathón (o bom), timé (honra) e métron (medida) para os gregos.
Tendo em vista aproveitar ao máximo o que a mitologia oferece, pretendo apresentar os poemas de Hesíodo e Homero sem submetê-los ao jugo de conceitos atuais; tendo em mente que a “realidade do mundo antigo” é diferente da “realidade do mundo contemporâneo”: deuses e homens dividem o mesmo cosmo; “natural” e “sobrenatural” confundem-se na mesma coisa; as tempestades, os ventos e tantos outros fenômenos não têm causa no divino, mas é o divino que se mostra.
VIII – Metodologia:
O mini-curso será realizado no tempo máximo de 20 horas. Nesse período trabalharei o tema escolhido em três momentos:
1)Apresentação – introduzindo os alunos no universo mitológico, pretende-se despertar o interesse dos mesmos para indagações tais como: De onde vem o mundo? E, qual é a causa da realidade?
2)Discussão – momento no qual será questionado se as explicações mitológicas são meramente fantasias e se devem ser abandonadas quando se empreende uma busca pela sabedoria.
3)Apreciação – leitura e debate dos textos escolhidos para aproximar os alunos da Grécia clássica.
Para exposição do tema selecionado, serão utilizados filmes e textos referentes ao tema proposto.
IX – Bibliografia:
SANTOS, José Trindade: Antes de Sócrates, Gradiva, 2º edição, 1992.
JAEGER, Werner Wilhelm: Paidéia/ A formação do Homem Grego, Martins Fontes, São Paulo, 4º edição, 2001.
BRANDÃO, Juanito de Souza: Mitologia Grega vol.I, Vozes, Petrópolis, 1986.
AUBRETON, Robert: Introdução a Homero, Difusão Européia do Livro, 2º edição, 1968.
HOMERO: Ilíada; ( tradução em versos de Carlos Alberto Nunes), Ediouro, Rio de Janeiro, 6º edição,1996.
HOMERO: Ilíada (adaptação Luiz Galdino), Escala Educacional, São Paulo, 2005.
HESÍODO: Teogonia/ A Origem dos Deuses ( Tradução de J.A.A Torrano), Iluminuras, São Paulo, 3º edição, 1995.

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